Câmara Itabuna

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Bocão 64

terça-feira, 1 de agosto de 2023

QUEM AMANHECE COM BOM SENSO, À NOITE ADORMECERÁ CONTENTE

Que cada amanhecer seja para você um convite para sonhar, um apelo para viver e uma oportunidade para amar.

. Hoje, amanheci pensativo e não gosto quando amanheço assim. Evolui, chegando à conclusão de que tenho que agir muito mais do que pensar. Se sou responsável por minhas ações, as consequências, caso existam, deverão ser a mim imputadas e não há como fugir das responsabilidades, pois, serão também minhas as decisões.

Sabedora de que a vida não espera acontecer, acontece de forma aleatória, não me permitindo intervir ou, sequer, prever o rumo que irá tomar ou os caminhos que irei trilhar, em um tempo que me parece correr, cada vez mais rápido, por que perder tempo pensando em soluções, imaginando situações que poderão ou não acontecer?

Aprendi a respeitar, dar valor ao tempo, sabendo aproveitar todo segundo com a máxima intensidade. Cada momento na vida é único e tenho que, obrigatoriamente, passar por todos eles, não deixando que, simplesmente, passem e me atropelem, pois, de uma forma ou de outra, eles acontecerão e terei apenas duas opções: estar neles incluído, sendo parte da história ou vê-los passar, sem nada fazer, apenas lamentar o que passou e que perdido está.

Ter consciência de que no trem da minha história, embora não saiba quantas estações ainda irei percorrer, a estação final se aproxima, não me ajuda em nada. Cria uma expectativa, cada vez mais preocupante, que inibe a minha capacidade de agir e de olhar apenas para o agora, que é o meu momento de vida, aquele que eu realmente disponho para viver.

Perceber que tudo é finito, que, ao longo do caminho, estou gastando os créditos que me foram atribuídos, sobre os quais não tenho poder de decisão, de conhecimento e consciente da impossibilidade de obter recarga extra, frustra-me bastante e não posso permitir que este sentimento faça parte da minha bagagem, excedendo o limite de carga aceitável, tornando-a pesada demais para transportar.

Liberar todo o excesso, conservando apenas o que posso carregar, que me é útil e atende às minhas necessidades básicas de vida, transforma-se em combustível gerador da força necessária para atingir a realização pessoal na busca do objetivo maior a ser alcançado, a felicidade. Ter amanhecido pensativo me proporcionou este momento de reflexão.

Poder parar e, através da janela da vida, ver o azul intenso do céu, ao tempo em que, projetando o meu olhar, inquieta, questionadora, embora insipiente, sempre em busca de respostas, afasto, respeitosamente as dúvidas e os questionamentos que, obviamente, sempre permanecerão assim como são e busco apenas a força para transpor os obstáculos que poderiam impedir minha caminhada.

Agradeço sempre o dom da vida e a capacidade de vivê-la intensamente, até irresponsavelmente pois o excesso de lucidez certamente me fará pensar em tudo o que descartei e eliminei da minha bagagem ao longo do caminho, fazendo-me regredir, em vez de progredir.

Para ser coerente com os meus sentimentos, permanecer bem e ser feliz, busco viver, da forma mais intensa e absoluta possível, o hoje, o agora. Afinal, se assim não for, de que adianta...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário