Câmara Itabuna

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Bocão 64

sexta-feira, 14 de abril de 2023

E SE AS MULHERES FOSSEM FISICAMENTE MAIS FORTES QUE OS HONENS?

A força da mulher não vem dos músculos, vem da persistência e da resiliência que precisam para vencer na vida.

Quando o pai de Judith Gardiner morreu em 1963, sua mãe, uma advogada, tomou a direção do escritório do casal. Naquela época, pouquíssimas mulheres ocupavam essa posição, mas a mãe de Gardiner sempre conseguiu impor sua autoridade.

Ela aumentou a altura de sua mesa de trabalho para que ficasse posicionada um pouco acima dos visitantes homens e sempre garantiu que os almoços ou jantares de negócios já estivessem pagos por ela com antecedência. "Minha mãe bolou maneiras de se antecipar a várias pequenas manifestações diárias da dominação masculina", diz Gardiner, uma professora de Inglês, Gênero e Estudos das Mulheres na Universidade de Illinois, Chicago. "Ela conseguia exercer autoridade e competência em uma situação em que isso não era necessariamente normal".

O que teria acontecido, porém se a mãe de Gardiner de repente não precisasse mais fingir ser mais alta? E se as dinâmicas de gênero fossem abruptamente invertidas - se as mulheres se tornassem maiores e mais fortes que os homens, sem a ajuda de centenas de milhares de anos de evolução?

Obviamente, é algo pouco provável - mas pedir a especialistas para especular sobre isso pode elucidar como as dinâmicas de gênero estão se transformando no mundo real, bem como revelar as coisas que muitas pessoas não percebem sobre a relação entre os gêneros.

Vale a pena lembrar que, na maioria das espécies do planeta - de insetos até sapos e ostras -, a norma é que as fêmeas sejam maiores que os machos porque elas têm a tarefa de carregar centenas ou milhares de ovos dentro de seus corpos de uma vez só. Por Rachel Nuwer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário