Câmara Itabuna

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Bocão 64

sábado, 4 de março de 2023

AS MULHERES TEM AVANÇADO NA SOCIEDADE

Mulheres são maravilhosas e surpreendentes. Tolo é o homem que subestimar uma mulher e duvidar de sua capacidade.

Atualmente as diferenças entre homens e mulheres, ligando o gênero ao trabalho, ao poder e ao sexismo na sociedade se tornaram um foco de pesquisas de área e uma realidade social importante. Tanto as mulheres como os homens ocupam os mais diferentes papéis, que por sua vez, se constituem num conjunto de inter-relações que pode servir como objeto de investigação.

Como as mulheres, desde as sociedades mais antigas, sempre foram marginalizadas e até mesmo tratadas como aberração ou como um ser incompleto, torna-se evidente e necessário ir além de apenas nomear as grandes, mas sim buscar a história de muitas que permanecem invisíveis à história da humanidade.

Os sujeitos oprimidos ao longo da história foram representados na historiografia, na literatura, nos meios de comunicação de muitas formas, mas, sempre houve a predominância das representações produzidas pela classe dominante.

Podemos dizer que a história das mulheres é fundamental para se compreender a história geral, uma vez que ela é relacional, e inclui tudo o que envolve o ser humano, suas aspirações e realizações, seus parceiros e contemporâneos, suas construções e derrotas.

Escrever sobre a história das mulheres significa apresentar fatos pertinentes, idéias, perspectivas para todos que buscam refletir sobre o mundo contemporâneo ou procurem nele interferir. Trata-se de enfocar a mulher através das tensões e contradições que se estabelecem em diferentes épocas, tempos e sociedades.

Desvendar as relações entre a mulher e o grupo, procurando mostrar que ela como ser social, articula-se com o fato social. As transformações da cultura e as mudanças nas idéias nascem das dificuldades de uma época, de um indivíduo, homem ou mulher.

Globalmente o trabalho das mulheres e das feministas permanece focalizado na localização do poder em bases de gênero. As questões de poder e as relações de gênero estruturam todas as facetas da vida. Pois são as relações de poder que determinam à divisão social do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário