Com a ascensão do capitalismo, a saída mulher para o mercado de trabalho e a superação do ideal de dona de casa, o Mito da Beleza passa a ser a nova forma de controle social das mulheres, através da exigência de adequar-se ao padrão de beleza. Ademais, as redes socais, como o Instagram, garantiram a intensa disseminação desse padrão.
Portanto, torna-se importante compreender de que modo os corpos que são disseminados como padrão no Instagram influenciam na relação da mulher com seu corpo. Para tanto, esta realidade caracteriza-se como exploratória, transversal, qualitativa e de delineamento.
Mulheres nas redes sociais discorrem sobre a relação com seu próprio corpo, com a percepção do outro sobre seu corpo, com a imagem de corpo presente no Instagram e com os sentimentos advindos da comparação entre estes. Observa-se que o padrão disseminado na esfera cibernética influencia negativamente a percepção das mulheres sobre seus corpos, pois acarreta sentimentos de frustração, inferioridade e provoca sofrimento psicológico.
Tal influência pode gerar vários questionamentos sobre seus desejos, suas responsabilidades e suas culpas diante do padrão. Desse modo, se anteriormente a mulher se perguntava sobre seu lugar na sociedade, atualmente a pergunta é qual o seu lugar no seu próprio corpo.
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