Câmara Itabuna

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

terça-feira, 30 de setembro de 2025

A DICA É NUNCA DESISTIR DOS OBJETIVOS SONHADOS!

Não desanime. Alguns dias servem de reflexão na vida, para analisarmos os passos que temos dado e realinharmos ideias.

Podemos passar inúmeras dificuldades e ter de batalhar muito para alcançar certos objetivos e, ainda assim, morrermos na praia. Podemos deixarmo-nos consumir pelo trabalho, e perder noites de sono ou deixar de passar finais de semana com a família apenas por que temos extrema necessidade de conseguir recursos para mantermos uma vida digna, ou amargarmos um período obscuro de desemprego.

domingo, 28 de setembro de 2025

NUMA ELEIÇÃO, DEVEMOS TER COTAS DE OCUPAÇÃO DE VAGAS E NÃO SÓ DE VERBAS E GENERO!

Pouco mais de 50% do eleitorado é feminino e por isto será justo que mulheres ocupem por cota eleitoral, metade das vagas disputadas em eleições proporcionais!

Dada a dificuldade de fiscalização das cotas de candidatura e de financiamento, como alcançar a efetiva redução de desigualdade de gênero na representação política, sem gerar gastos com mais burocracia e controle? Com a reserva de cadeiras no Legislativo para mulheres. Essa medida, já existente em 24 países, tem a vantagem de ser de fácil implementação.

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

VOCÊ NÃO TEM QUE SER GRANDE PARA COMEÇAR, MAS VOCÊ TEM QUE COMEÇAR, PARA SER GRANDE.

A autoestima e a autoconfiança moldam seu caminho e suas realizações. Acredite na grandeza dentro de você e permita que isso se manifeste em tudo o que faz.

É bom querer ser grande e nem precisa pretender ser uma constelação, pois basta ser uma estrela com astros gravitando em sua órbita. E para ser grande, o primeiro passo é fazer-se entender pelos pequenos e fazê-lo ter empatia contigo e sinergia com sua conduta e pensamentos.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

SECRETÁRIO DO TESOURO DOS EUA COMPARA MORAES E ESPOSA AO CASAL DE CRIMINOSOS BONNIE E CLYDE

Bessent afirma que Moraes “é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias e processos politizados”!

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, comparou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, ao casal de criminosos Bonnie e Clyde, que atravessou os EUA no período da Grande Depressão cometendo crimes. “Não há Clyde sem Bonnie”, afirmou Bessent, segundo a agência Reuters, ao responder por que sancionar a esposa do magistrado.

sábado, 20 de setembro de 2025

HUGO MOTTA DEFENDE PEC DA BLINDAGEM E DIZ QUE PROPOSTA GARANTE LIVRE EXERCÍCIO DO MANDATO PARLAMENTAR

Motta argumentou que o texto aprovado na Câmara é uma retomada do espírito da Constituição de 1988, quando as prerrogativas do Legislativo foram definidas para proteger o livre exercício do mandato.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a PEC das Prerrogativas, conhecida como PEC da Blindagem, tem como objetivo “inibir o avanço contra o livre exercício do mandato”.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

VOTOS DO PT GARANTEM APROVAÇÃO DE MANOBRA DO CENTRÃO PARA RECOLOCAR VOTO SECRETO NA PEC DA BLINDAGEM

Valmir Assunção votou com o Centrão e deu uma "banana" ao PT, que orientou posição contra a medida. Ele está entre os 8 parlamentares do partido que votaram a favor.

O PT foi fundamental para a aprovação ontem, quarta-feira (17) da manobra do centrão que recolocou a previsão de votação secreta na PEC da Blindagem, medida que dá ao Congresso poder de barrar investigações no STF (Supremo Tribunal Federal) contra deputados e senadores. O expediente capitaneado pelo centrão foi aprovado por 314 votos, apenas 6 a mais do que o mínimo necessário em se tratando de emenda à Constituição.

    Houve também posição relevante contra a medida no PSD de Gilberto Kassab. No MDB, o partido orientou voto a favor, mas o presidente do partido, Baleia Rossi (SP), e outros 6 votaram contra. O objetivo do governo e do PT com o gesto é garantir apoio do centrão para barrar a anistia ampla aos condenados pela trama golpista e os ataques de 8 de janeiro de 2023.

    O tema deve ser votado ainda nesta quarta-feira. A expectativa de governistas é que o centrão, que é majoritário na Câmara, ajude a barrar o perdão amplo e apoie um texto meio-termo, que reduza penas dos condenados, o que deve incluir Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar a tentativa de golpe.

    Na votação, o governo liberou sua bancada a votar como quiser. Um dos vice-presidentes do PT, o deputado Jilmar Tatto (SP), foi um dos que votou a favor da medida e, nas redes sociais, confirmou que houve um acordo com o centrão. “Com a liberação [do governo] para que a base votasse livremente, parte da bancada optou por votar com a maioria por entender que seria o gesto necessário ao centrão, para evitar o mal maior que é a aprovação da PEC da Anistia, criando cenário para possíveis tentativas de golpe”, escreveu Tatto. “Nós, que votamos a favor, sabemos da enxurrada de críticas que iríamos enfrentar, mas, falo por mim, creio ter feito uma escolha que, entre dois cenários de retrocesso, escolhi o que considero o menor.”

    Além de Tatto, os petistas que votaram a favor do voto secreto foram Valmir Assunção (BA), Odair Cunha (MG), Paulo Guedes (MG), Dilvanda Faro (PA), João Daniel (SE), Alfredinho (SP) e Kiko Celeguim (SP). Um petista que votou favorável ao texto disse, sob reserva, que cumpriu acordo com o centrão e que, agora, espera que o grupo cumpra sua parte. Outro deputado falou em “sacrifício” e minimizou os efeitos do seu voto dizendo acreditar que a PEC não deverá avançar no Senado.

    A manobra do centrão adotada nesta quarta foi capitaneada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que recorreu a expediente criado por Eduardo Cunha (RJ) e usado por Arthur Lira (PP-AL), dois dos padrinhos políticos do atual presidente da Câmara. Ela consistiu na apresentação da chamada “emenda aglutinativa” para realizar novamente uma votação em busca de um novo resultado. Na noite de terça, o centrão havia sido derrotado com a retirada da previsão de votação secreta para autorizar processos contra parlamentares.

MPF INSTAURA INQUÉRITO PARA INVESTIGAR BLOQUEIO DE ACESSO À PRAIA EM NOVA VIÇOSA

Após a realização da perícia técnica, os autos serão concluídos novamente para as próximas providências.

    O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar uma denúncia de impedimento de acesso a uma praia no município de Nova Viçosa, na Bahia. Por meio de uma Portaria, publicada nesta quarta-feira (17), assinado pelo Procurador da República signatário, Fernando Zelada.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

PSOL APROVA ITABUNENSE COMO PRÉ-CANDIDATA AO SENADO

A Professora Delliana Ricelli tentou, mas não conseguiu ser candidata a prefeita de Itabuna em 2024

Na tarde desta terça-feira (16), a executiva estadual do PSOL se reuniu no auditório do Hotel Goden Park e aprovou, por unanimidade, o atual presidente do diretório estadual, Ronaldo Mansur, como pré-candidato ao Governo da Bahia nas eleições de 2026. A decisão foi acompanhada pelo anúncio da professora e historiadora Meire Reis (PSOL) como pré-candidata a vice-governadora e da também professora Delliana Ricelli (PSOL), como pré-candidata ao Senado, pela federação PSOL e Rede Sustentabilidade.

sábado, 6 de setembro de 2025

EUNÁPOLIS NA IMINÊNCIA DE TER SEU BATALHÃO DE PM

A violência na Bahia exige ações mais ostensivas do governo e maior presença de policia nas cidades baianas.

O Governo da Bahia está anunciando um projeto que promete a criação de três novos comandos regionais da Polícia Militar (PM) para a reestruturação da segurança pública no estado. Em evento no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, foi informado o local das novas unidades: em Jequié (sudoeste baiano), em Irecê no Norte do estado e na cidade de Alagoinhas no Litoral Norte.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

SANÇÕES DOS EUA LEVAM FILHO DE BARROSO A FICAR NO BRASIL E DESISTIR DE VOLTAR A MIAMI

As medidas de Trump encerraram o histórico de vínculos acadêmicos e profissionais da família do Ministro Luís Roberto Barroso com os EUA

Bernardo van Brussel Barroso, filho do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, desistiu de retornar aos Estados Unidos após o governo Donald Trump anunciar a suspensão dos vistos de ministros da Corte e de seus familiares. Diretor do BTG Pactual em Miami, Bernardo estava de férias na Europa e, por orientação do pai, decidiu permanecer no Brasil para evitar o risco de ser barrado na entrada do país.

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

INSS DEVOLVE R$ 330 MILHÕES A APOSENTADOS E PENSIONISTAS VÍTIMAS DE FRAUDES

Roubo ao INSS: AGU aparelhada pelo PT exclui sindicato do irmão de Lula das investigações

O governo federal já devolveu aproximadamente R$ 330 milhões a cerca de 500 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foram vítimas de descontos indevidos relacionados a fraudes nas folhas de pagamento. Os pagamentos começaram no dia 24 (quinta-feira) e devem continuar até o final do ano.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

BAHIA LIDERA RANKING NACIONAL COM MAIOR NÚMERO DE FACÇÕES CRIMINOSAS EM ATUAÇÃO, APONTA LEVANTAMENTO

Todos os anos, milhares de mães baianas choram desesperadas, diante de filhos assassinados. A violência na Bahia tem atingido níveis intoleráveis e aterrorizantes!

A Bahia é o estado que possui a maior concentração de atuação de facções criminosas no Brasil. O território baiano tem pelo menos 17 grupos criminosos, dos quais 15 são originários do próprio estado, enquanto os dois restantes, o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), são, respectivamente, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

DIDIU ROMPE COM PANCADINHA E PODERÁ SER SEU OPONENTE JÁ NA PRÓXIMA ELEIÇÃO!

Didiu decidiu ser candidato, com a convicção que sua participação na eleição fará as demandas do povo da periferia chegar às pautas da próxima geração de governantes e legisladores da Bahia!

    Sem demonstrar insatisfações com o deputado estadual, Fabrício Pancadinha (SD), mas decidido a seguir avante sua trajetória política com seus próprios pés, o líder comunitário e ativista social, Diogenes Monteiro Viana, conhecido em Itabuna como “Didiu”, está instigado a aceitar o convite que a cúpula do Partido União Brasil (UB), o fizera para ser candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).