Câmara Itabuna

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Entenda o que causa inchaço nos dedos, condição que afeta o rei Charles III


Com a morte da rainha Elizabeth II, no dia 8 de setembro, e a proclamação do rei Charles III, no último sábado (10), as atenções sobre a saúde do novo monarca do Reino Unido ganharam ainda mais espaço.

Um detalhe despertou a curiosidade dos mais atentos: os dedos inchados do rei.

O inchaço nas mãos pode ser causado por uma série de fatores, alguns mais simples, outros que podem necessitar de intervenção médica. Especialistas explicam as principais causas e o que fazer para aliviar os sintomas.

Má circulação sanguínea
Especialistas explicam que a má circulação é uma das principais razões do inchaço das mãos e dedos.

“A causa é a perda da elasticidade das veias, e quanto mais rígidas, maior a dificuldade do sangue chegar até as extremidades. Geralmente ele se acumula nos braços, causando o inchaço. Essa perda acontece por diversos motivos, como envelhecimento natural do corpo, colesterol alto, pressão alta, consumo de álcool ou tabaco, problemas cardíacos, sedentarismo, entre outros”, afirma Juliana Toma, médica dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Segundo a especialista, a mudança de hábitos pode ser a solução para algumas dessas causas, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos, redução no consumo de álcool e tabaco, massagens e drenagem linfática.

O cirurgião vascular Alexandre Amato afirma que dificuldades no retorno venoso ou linfático são mais características do inchaço pela má circulação.

“As veias trazem o sangue de volta para o coração, em membros superiores elas não costumam dar muitos problemas – então não vamos ter varizes em membros superiores. Existem algumas situações em que as veias e os vasos linfáticos podem causar inchaço, por exemplo, uma tromboflebite. Se você pegou uma veia para fazer alguma medicação ou após uma cirurgia pode ter uma tromboflebite, que causa dor no local e inchaço também”, explica.

Consumo excessivo de sal
O consumo excessivo de sal pode trazer inúmeros prejuízos à saúde. “Sem ele, podemos desenvolver hiponatremia, bócio e outras condições, mas em excesso também faz mal. Uma das manifestações do excesso de sal é o inchaço das mãos e dedos devido ao acúmulo de sódio que retém água. A saída é evitar comer muita comida salgada, substituir o sal comum por aqueles com baixo teor de sódio ou usar outros temperos para reduzir o consumo de sal nas refeições”, recomenda Juliana.

Um dos problemas mais conhecidos relacionados ao elevado consumo de sal é a hipertensão, um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de outros problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e renais. A pressão alta também está associada ao inchaço das mãos.

“Quando o sangue chega até as mãos e dedos, pode haver uma certa dificuldade dos vasos sanguíneos de levar o sangue de volta ao coração, o que gera o inchaço. Aqui não há outra saída a não ser tratar a hipertensão por meio de medicação e mudança de hábitos”, diz a dermatologista.


Exposição ao calor

A médica explica que as altas temperaturas são desfavoráveis à circulação sanguínea. “Algumas pessoas tendem a ficar com as mãos e dedos inchados no verão. Em alguns casos, esse inchaço vem acompanhado de dor, grande desconforto e sensação de que a pessoa ganhou muito peso”, afirma.

De acordo com a especialista, os vasos sanguíneos se dilatam em situações de altas temperaturas e acabam levando mais sangue para as extremidades do corpo, como as mãos.

“O inchaço aqui acontece devido ao acúmulo de líquido nos espaços em volta dos tecidos. Dependendo do grau do inchaço, apenas alguns cuidados simples como ingerir bastante água, alimentação saudável, evitar o consumo de alimentos ricos em lactose, reduzir o consumo de sal e exercícios são suficientes para reduzir o inchaço”, diz.

Doenças inflamatórias

O inchaço das mãos e dos dedos também pode ser causado por doenças inflamatórias.

Inflamação que acomete os tendões das mãos e dos dedos, a tendinite causa inchaço, dor e sensibilidade. “A causa principal da condição é o esforço repetitivo, a LER. Ocorre quando uma pessoa usa muito aquela parte do corpo, como braços e mãos”, diz Juliana.

Ela explica que o tratamento muda conforme o grau de intensidade da tendinite. “Na maioria dos casos, basta o repouso e compressas de gelo nas mãos para ajudar a reduzir o fluxo sanguíneo. Se não melhorar, o ortopedista deve ser consultado. Ele pode prescrever desde analgésicos a anti-inflamatórios. 

Alterações hormonais

As alterações hormonais também estão associadas ao inchaço das mãos. O problema afeta especificamente as mulheres devido ao aumento de hormônios como estrógeno e progesterona.

“É comum na gestação, ciclo menstrual, amamentação e menopausa devido ao aumento dos níveis de estrógeno e da progesterona. Esse aumento causa retenção de líquido, responsável pelo inchaço das mãos. Também vem acompanhada de alterações no humor, dores de cabeça e nas articulações”, diz Juliana.

“A progesterona e o estrógeno na mulher podem causar esse inchaço, então vai variar de acordo com o ciclo menstrual.

Gota

O excesso de ácido úrico no sangue causa uma condição chamada “gota”. O problema leva ao acúmulo de cristais de sódio nas articulações.

“Quanto mais elevada for a concentração maior o inchaço e a presença da artrite aguda secundária, causadora da dor, vermelhidão na pele e a formação de pequenos nódulos nas articulações dos dedos”, explica Juliana.

A médica afirma que se trata de uma condição séria, que exige intervenção médica com urgência. O tratamento inclui medicação como alopurinol, probenecida ou colchicina para reduzir a concentração de ácido úrico, aliviando a dor e o inchaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário