Câmara Itabuna

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Bocão 64

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

7 hábitos saudáveis para sua vida!


1. Beba um copo de água todas as manhãs:

Disponha uma garrafa de água ou um copo de água em algum lugar acessível, para que de manhã, antes de tomar um gole de qualquer outra coisa, você beba um copo de água. Antes mesmo de seu dia começar, você realizou algo saudável para seu corpo. E convenhamos, é importante manter-se hidratado! 

2. Adicione um vegetal por dia à sua dieta:

Incentive-se a comer de forma mais saudável, comprometendo-se a comer apenas mais um vegetal por dia, ou melhor, três cores no seu prato do almoço. 

3. Mova-se durante 5 minutos por dia:

Comprometa-se a movimentar seu corpo por apenas 5 minutos, seja caminhando pela cozinha enquanto estiver preparando algo ou dando uma volta no quarteirão. Exercícios como dança ou saltar corda, também são válidos. E você pode se surpreender como é fácil transformar essa caminhada de 5 minutos em uma caminhada de 10 ou 15 minutos.

4. Sente-se aos domingos e planeje seus treinos:

Gaste apenas 5 minutos olhando para a semana que se inicia e programando algum tempo para seus treinos. Quer seja um alongamento de ioga, 5 minutos em um aplicativo ou uma caminhada completa de 45 minutos. O simples fato de você ter passado 5 minutos fazendo isso é algo para comemorar! Sem procrastinar! 

5. Trabalhe em seu relacionamento consigo mesmo:

Tente colocar um diário ao lado de sua cama ou um livro de auto-aperfeiçoamento na sua rotina. Antes de ir para a cama ou assistir ao seu programa favorito, incentive-se a colocar a caneta no papel e conectar-se com seus pensamentos e sentimentos. Escrever é importante. 

6. Relaxe uma parte rígida do corpo diariamente:

Escolha uma área do corpo e comprometa-se a fazer um alongamento por dia para ajudar a relaxar essa área. Se for o seu pescoço, encoste a orelha direita no ombro direito e respire por alguns segundos, em seguida, mude de lado. Se for seu quadril, tente sentar com o tornozelo direito sobre o joelho esquerdo para alongar a parte externa do quadril e o glúteo. Se forem seus ombros, gire os ombros enquanto abre seus e-mails pela manhã.

7. Estabeleça uma rotina noturna de 5 minutos:

Elimine o estresse e substitua hábitos prejudiciais, como lanches e bebidas, reservando alguns minutos para você durante a noite. Defina um alarme no telefone como um lembrete e defina o cronômetro para 5 minutos. Faça uma meditação, respire fundo, escreva um diário ou envie uma mensagem a um amigo. Pratique algum autocuidado de qualquer maneira que seja relaxante para você à noite.

CARACTERÍSTICAS DO MORANGO E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE


Vamos nos informar sobre os benefícios do morango? 

O morango é uma fruta vermelha, cuja origem é a Europa. Na verdade, ele é considerado um pseudofruto (fruto originário de uma só flor).

Produzida pelo morangueiro (planta angiosperma), é um fruto rasteiro.
 
É uma fruta pouco calórica, apresentando cerca de 38 calorias por 100 gramas de morango. 

O morango é rico em vitaminas como, por exemplo, vitamina C, A, E, B5 e B6.

Os principais minerais presentes no morango são: Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio.

Os morangos também são ricos em flavonoides, importante agente antioxidante no organismo dos seres humanos.

Outra característica nutricional importante do morango é que ele possui boa quantidade de fibras alimentares (cerca de 2,5 gramas de fibras por 100 gramas de morango).

Entre os principais benefícios do consumo de morangos para o organismo, podemos citar: fortalecimento do sistema imunológico, auxílio no bom funcionamento do sistema digestório, ação anti-inflamatória, auxilio no processo de cicatrização de ferimentos, entre outros benefícios.

Ilhéus recebe Festival Gastronômico Mico Leão do Sul; evento tem inscrições gratuitas


A secretária Soane Galvão destacou a relevância do festival, com foco no fomento à gastronomia e qualificação profissional da população local.

Ilhéus recebe a partir desta quinta-feira (27), o Festival Gastronômico Mico Leão do Sul, evento que reúne palestras, feiras e cursos gratuitos com certificação de profissionais do setor, além de shows de grandes nomes da música baiana. O festival será realizado no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães até o sábado (29) e conta com apoio da Prefeitura. As inscrições podem ser feitas no site Festival Mico Leão do Sul.

Durante entrevista ao Programa Mosaico Baiano, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, destacou a relevância do festival, com foco no fomento à gastronomia e qualificação profissional da população local para o turismo, bem como geração de emprego e renda. “Esse festival é de suma importância, porque teremos 300 gratuitos de qualificação. Não basta apenas receber o turista, precisamos estar qualificados e aptos para que eles retornem à nossa cidade”.

O evento seguirá todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19.

Confira a programação

Quinta-feira (27/01)

- Aula show com o Chef André Cabral - das 14h às 16h

Tema: Defumação de amêndoas do cacau e suas aplicações na gastronomia

- Palestra com o Chef Mendoá - das 16h às 18h

- Show da banda Via de Acesso (entrada gratuita)

Sexta-feira (28/01)

- Aula show com a Chef Flávia - das 10h às 12h

Tema: Sabores da nossa terra, uma releitura

- Aula show com a Chef Daniela - das 14h às 16h

Tema: Sabores do Brasil: tortinha de cajarana

- Aula show com a Chef Nilza - das 16h às 18h

Tema: Sabor do Sul da Bahia

- Show de Jau (ingresso à venda no site do evento)

Sábado (29/01)

- Aula show com o Chef Manoel Franklin - das 8h às 9h

Tema: Técnicas para decoração de bolos com chocolate

- Aula show com o Chef Cristiano Oliveira – das 10h às 12h

Tema: Aligot – purê de queijos

- Aula show com o Chef Júnior França - das 14h às 16h

Tema: Cozinhando com simplicidade

- Aula show com os Chefs Ildemar e Laianna Andrade - das 16h às 18h

Tema: Revelando os Sabores de Canavieiras

- Show de Ari PB do Cacau com Leite (entrada - 1 kg de alimento não perecível)



por Raiane Amorim, Secom

Fonte: site prefeitura de Ilhéus 


SOANE GALVÃO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ ILHEENSE EM SESSÃO SOLENE DA CÂMARA DE VEREADORES

On 4 dez, 2021
Na noite desta sexta-feira, 3, Soane Galvão Barbosa, secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Município de Ilhéus, recebeu o título de cidadã ilheense na sessão solene da Câmara de Vereadores de Ilhéus, realizada na AABB.

Natural de Itapetinga, residente em Ilhéus há 20 anos, empresária, bacharel em Direito, casada com Mário Alexandre Correa de Sousa, prefeito de Ilhéus, mãe de duas filhas, Raquel e Ester, Soane cultivou a excelência em sua caminhada de vida, seja como professora enquanto exerceu o ofício, empresária do segmento da indústria têxtil e enquanto esteve secretária de Desenvolvimento Social de Ilhéus, protagonizando relevante trabalho realizado em prol de causas humanitárias e sociais que se perpetuaram e se tornaram referência na administração pública. Hoje, como titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane continua revelando sua expertise alavancando a administração da cidade para um crescimento ainda mais promissor.

Pela capacidade própria de reunir condições de congregar os anseios sociais e a vocação do Sul baiano rumo a um desenvolvimento regionalmente próspero, com a chancela de um consórcio de partidos, é que o nome de Soane desponta para projetar o Sul da Bahia politicamente e tornar o desenvolvimento regional uma vertente a ser defendida, realizada e propulsionada por todos.

Fonte: ipolítica 


Soane Galvão dialoga sobre desenvolvimento econômico para Ilhéus e região.


Em reunião no Gabinete da Prefeitura de Ilhéus, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Município de Ilhéus, Soane Galvão, conversou com o Superintendente de Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos do Estado da Bahia (SUDEM), Deraldo Alves Carlos, e o correspondente da Dengo Chocolates, Ricardo Gomes, sobre áreas para instalação de indústrias e desenvolvimento de Ilhéus e região. 

"O município de Ilhéus tem o máximo interesse na instalação de industrias e fábricas em seu território. Dialogando com o governo do Estado da Bahia, buscamos viabilizar áreas para atrair negócios para a cidade", disse Soane Galvão no encontro, ao enfatizar a geração de emprego e renda. 

Uma das empresas interessadas é a Dengo Chocolates, que estuda instalar na cidade uma unidade processadora de subprodutos de cacau. "A Dengo nasce entre as melhores empresas de chocolate, está se expandindo nas capitais, abrindo exceção em Ilhéus, onde prospecta implantar uma unidade por ser aqui o lugar de originação do cacau", explicou o representante Ricardo Gomes. A empresa busca uma área adequada para o empreendimento, a ser possivelmente viabilizada após visita e pesquisa no parque industrial de Ilhéus pela SDE junto com o governo do Estado. 

Também ficou combinado de ser agendada uma reunião entre a SDE e a secretaria de Desenvolvimento do Estado da Bahia para a prospecção de áreas no município. O objetivo, mapear terrenos viáveis para industrias e a potencialização do desenvolvimento regional.



por Anna Karenina de O. Vieira


Elza Soares, considerada a 'voz brasileira do milênio', morre aos 91 anos.



Elza Soares morreu hoje no Rio, aos 91 anos, de causas naturais. A informação foi anunciada por meio do perfil oficial do Instagram da cantora. "A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo", diz o texto assinado por Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e a equipe da cantora.

"É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15h45 em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim", diz a postagem.

Versando entre o samba, a MPB e até a Bossa Nova, Elza foi considerada pela BBC a "voz brasileira do milênio", em 1999, e venceu o Grammy Latino na década seguinte. Porém, o início na música foi na década de 1950. Ela subiu ao palco do "Calouros em Desfile", programa comandado por Ary Barroso, e cantou "Lama". O primeiro contrato foi assinado em 1960, incluindo ainda uma turnê internacional.

Elza contou recentemente no programa "Conversa com Bial" que começou a fazer o scat (uma técnica vocal gutural criada por Louis Armstrong e popularizada por Ella Fitzgerald) sem saber. "Eu botava uma lata de água na cabeça e gemia. Eu pensei, esse barulho vai dar um som maravilhoso".

Eu achava que ele [Louis Armstrong] me imitava. Eu não o conhecia", disse a cantora sobre o encontro que teve com o músico na década de 60.

"Eu substituí Ella Fitzgerald na Itália. Ela tinha um show em que cantava Tom Jobim e eu morava por lá com o Garrincha", disse ainda.

Após mais de 30 álbuns na carreira, a última década marcou uma nova fase para ela. Em 2015, Elza lançou o álbum "A Mulher do Fim do Mundo", seu primeiro em oito anos. O disco foi visto como um renascimento em sua já consagrada carreira e foi eleito como um dos maiores destaques do ano até mesmo por veículos internacionais.

"Elza Soares fez o álbum de sua vida, em todos os sentidos", declarou o crítico musical Philip Sherburne da "Pitchfork". Misturando gêneros como o samba, o rock e o rap, o CD ainda discutia nas letras temas como violência doméstica e negritude.

Foi com "A Mulher do Fim do Mundo" que Elza garantiu sua primeira e única vitória no Grammy Latino, vencendo o prêmio de "Melhor Álbum de Música Popular Brasileira". Seu disco seguinte, "Deus é Mulher", de 2018, também foi nomeado na mesma categoria


Fonte: UOL notícias 


Como promover mais lideranças femininas nas empresas.


O número de mulheres na liderança das empresas aumentou 10% nos últimos 15 anos. No cenário global, apenas 29% delas ocupam cargos do alto escalão. Os dados, que fazem parte da pesquisa Women In Business feita pela Grant Thornton, evidenciam o grande desafio enfrentado pelo mercado corporativo para alcançar a equidade de gênero nas posições de maior poder dentro das organizações.

Para estruturar ações afirmativas eficazes é necessário contemplar os diferentes momentos da trajetória profissional, além de ter um ambiente corporativo que seja acolhedor e que ofereça oportunidades iguais de desenvolvimento.

Com base nas melhores práticas empresariais, o MM360 desenvolveu o e-book Atração, desenvolvimento e promoção de lideranças femininas. As dicas apresentadas na publicação são inspiradas no trabalho feito pelas empresas associadas e com apoio de diversos estudos que ajudam a entender o cenário atual no Brasil e globalmente.

Confira algumas das diretrizes mais relevantes para acelerar a chegada delas ao topo:

Criar oportunidade de networking informal em horários de trabalho;Dar visibilidade e reconhecimento às mulheres por tomadas de decisões;Fornecer feedback focado em sagacidade negocial e no impacto das métricas de negócio, não apenas em comunicação e estilo;Orientar sobre carreira e coaching que contestem autopercepções negativas e demonstrem que o progresso é conquistável;Ter consciência e buscar neutralizar vieses inconscientes em todos os processos da empresa.

Fonte: Movimento Mulher 360



Bancada Feminina quer derrubar veto sobre absorventes e garantir mais proteção à mulher.

O início do ano legislativo deve ser marcado pela votação de projetos que assegurem direitos e proteção às mulheres. Essa é a expectativa da Bancada Feminina no Senado, que elenca, entre as medidas, a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que garantia a distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda, pessoas em situação de rua e mulheres detidas no sistema prisional (VET 59/2021). As senadoras também defendem a aprovação de matérias que reforcem medidas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

Aprovado pelo Senado em setembro do ano passado, o  PL 4.968/2019 tem como objetivo o combate à pobreza menstrual, que significa a falta de acesso ou a falta de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários ao período da menstruação feminina. De autoria da deputada Marília Arraes (PT-PE), a matéria foi relatada no Senado por Zenaide Maia (Pros-RN), que defendeu a derrubada do veto.

“O Congresso precisa derrubar o veto de Bolsonaro para demonstrar que, ao contrário dele, os parlamentares se importam com o fato de que uma em cada quatro meninas faltam aulas por não terem acesso a absorventes”, declarou a senadora, quando o presidente vetou o dispositivo.

A Bancada Feminina foi instituída no Senado em março de 2021, por iniciativa das senadoras, e conta com estrutura e prerrogativas de líderes de partido ou bloco parlamentar, como participar do Colégio de Líderes e orientar votações. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) foi eleita primeira líder da bancada. 

Mulheres com deficiência 

Outro projeto da pauta feminina que deve atrair a atenção da bancada é o PL 3.728/2021, da senadora Leila Barros (Cidadania-DF). O texto, que está em Plenário e aguarda designação de relator, estabelece a inclusão, na Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006), de medidas de atendimento acessível à mulher com deficiência e que esteja em situação de violência doméstica e familiar. De acordo com a medida, o atendimento deve ser feito com acessibilidade e inclusão, seja presencial ou remoto, com comunicação compatível com a necessidade da vítima. Neste caso, a comunicação deverá ser feita por língua brasileira de sinais (Libras), por braile ou por qualquer outra tecnologia assistiva.

A senadora, que também é Procuradora da Mulher no Senado, explicou que a Bancada Feminina seguirá unida no sentido de redobrar a atenção às medidas que assegurem o acolhimento das mulheres vítimas de violência, às estruturas que possam garantir o cumprimento dessas ações e às sugestões de fortalecimento da legislação para conseguir alcançar esse objetivo.
— Vamos seguir aperfeiçoando a Lei Maria da Penha e trabalhando pelo endurecimento do Código Penal. Outro eixo importante de atuação das Procuradorias da Câmara e do Senado Federal será incentivar a criação de estruturas semelhantes nos estados e municípios onde não há esse atendimento. A Bancada Feminina no Congresso Nacional permanecerá unida, independentemente de partido, para debater e aprovar as pautas de interesse das mulheres brasileiras — disse Leila à Agência Senado.

Também de autoria de Leila Barros, o PL 116/2020, que ainda está sem relator, deve ser analisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para incluir na Lei Maria da Penha a previsão de que a violência doméstica e familiar contra a mulher também é cometida por meios eletrônicos. O projeto acrescenta à lei que as violências psicológica, sexual, patrimonial e moral também são cometidas por meios eletrônicos, como as redes sociais e mensagens de telefone celular.

Medidas de acolhimento 

Outras iniciativas já foram aprovadas na Câmara dos Deputados e estão no foco da Bancada Feminina no Senado para que a votação seja finalizada. É o caso do PL 1.552/2020, que está em Plenário e prevê medidas de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica durante a pandemia de covid-19. Entre as ações previstas pelo projeto, está o acolhimento institucional temporário de curta duração em abrigos ou até mesmo em hotéis, pousadas ou outros imóveis custeados pelo poder público para garantir a separação do agressor. A matéria aguarda designação de relator.

Aumento de pena 

Igualmente apreciado na Câmara, o PL 301/2021 aguarda análise dos senadores no Plenário. A proposta, apresentada pelos deputados federais Celina Leão (PP-DF) e Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), aumenta a pena dos crimes de calúnia, difamação e injúria cometidos em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. As penas de detenção de um mês a dois anos, a depender do crime, previstas atualmente no Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940) seriam aumentadas em um terço. Já para o crime de ameaça, a pena atual de detenção de um a seis meses ou multa passaria para detenção de seis meses a dois anos e multa, quando ocorrer no contexto de violência contra a mulher. O relator da matéria ainda não foi indicado. 

Tramitação na Câmara 

Matérias de interesse das mulheres também estão em tramitação na Câmara dos Deputados e aguardam votação final. É o caso do PL 976/2019, de autoria da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que determina o registro, em banco de dados específico, das medidas protetivas decretadas pela Justiça para proteger mulheres vítimas de violência. No Senado, o projeto foi relatado pela senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), passou por alterações e agora espera decisão final dos deputados.

Nessa mesma situação está o PL 1.951/2021, do senador Angelo Coronel (PSD-BA), que determina uma porcentagem mínima de cadeiras na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas dos estados, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas câmaras de vereadores a ser preenchida por mulheres; e o PL 781/2020, do senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), que trata da criação e do funcionamento ininterrupto de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).
Além deles, também espera votação dos deputados o PL 4.194/2019, do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO),  que autoriza, em casos de violência doméstica, a concessão de medidas cautelares de urgência, como a prisão preventiva, independentemente de manifestação do Ministério Público ou de oitiva das partes.

Fonte: Agência Senado


Fonte: Agência Senado



Fonte: Agência Senado