A morte da jovem Vanessa Silva Oliveira, 23 anos, mais uma vítima de feminicídio na Bahia, provocou a indignação da deputada Soane Galvão (PSB), que apresentou uma moção de pesar na Assembleia Legislativa. Vanessa foi morta a facada pelo ex-namorado, na noite do dia 10 de setembro dentro de um motel às margens da BR-101 no município de Itabuna.
“Trata-se infelizmente de mais um crime absurdo contra a mulher. O ato insano contra essa jovem, foi cometido e anunciado aos policiais militares do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) pelo próprio namorado que não aceitava o fim do relacionamento”, lamentou Soane. O rapaz foi preso em flagrante, mas começou a passar mal. Ele ainda foi socorrido e logo em seguida veio a óbito com sinais de envenenamento.
Soane lembrou que as motivações usuais para a prática do feminicídio são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres. “O que queremos deixar registrado nessa manifestação de pesar é que possamos, junto com os órgãos governamentais, intensificar mais medidas e ações de políticas públicas alertando, orientando e conscientizando mais as pessoas, sobretudo as mulheres, para identificação desses sinais antecipando-as sobre esse grave enfrentamento da atualidade”, explicou.
De acordo com a parlamentar, “é necessário fortalecer a rede de apoio, incentivar as mulheres a buscarem ajuda e ampliar denúncias, além de responsabilizar e tratar os agressores, estão entre os aspectos que aponto como fundamentais dentro desse grave processo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário