Câmara Itabuna

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Bocão 64

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

APATIA DE FILHOS ADULTOS QUE NÃO QUEREM SAIR DA CASA DOS PAIS

A "Geração Canguru" personaliza o fracasso com comodismo à luz da ignorância!

Filhos estão saindo cada vez mais tarde da casa dos pais. Na maioria dos casos, esta nova configuração familiar tem tornado mais diícil para os casais de meia idade manterem vivo seu espaço.

Há um fenômeno crescente na sociedade contemporânea que está sendo denominado de “adolescência estendida”, caracterizada pela permanência do jovem na casa dos pais, negação de assumir responsabilidades e de ser independente de sua família. É um momento que está além do desenvolvimento de maturação orgânica do ser humano.

Desta forma, é recorrente a constatação de que as mudanças no ciclo de vida familiar em relação ao “ninho vazio” está se transformando por esta a convivência prolongada entre pais e filhos.  Assim surge a denominação “ninho cheio” em oposição à experiência da saída dos jovens da casa dos pais “ninho vazio".

Em função destes fenômenos, para muitos casais que se encontram na meia idade, mesmo com a relação conjugal sólida, torna-se mais difícil manter vivo o seu espaço de intimidade, o que poderá desencadear em uma crise, com sintomas de depressão ou deteriorização do relacionamento.

Alguns fatores são apontados como responsáveis por essa adolescência tardia e convivência prolongada entre pais e filhos: hesitação dos pais no que concerne à saída dos filhos de casa; escolhas profissionais cada vez mais difíceis pelas escassas oportunidades do mercado de trabalho; permissão para o sexo na casa dos pais; conforto e o padrão de vida usufruídos na convivência familiar; adiamento do casamento; abaixas expectativas e exigências nos relacionamentos afetivos e dificuldade de separação entre pais e filhos.

Neste sentido, há que sobservar a trama familiar em que cada um dos membros tem sua cota de responsabilidade. Cabe, portanto, rever as atitudes que mantêm a situação. Em certos casos, a intervenção profissional na família faz-se necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário