Câmara Itabuna

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Bocão 64

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Fatos Primeiro: Bolsonaro exagera sobre número de pessoas que o Brasil “alimenta”


Em encontro com apoiadores na cidade de Sorocaba, em 13 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) exaltou a capacidade de produção de alimentos do Brasil. De acordo com o candidato à reeleição, o número de pessoas que o país alimenta mundialmente supera um bilhão.

O que Bolsonaro disse?
“Nós alimentamos mais de um bilhão de pessoas pelo mundo.”

Estatística mais próxima fica perto de 800 milhões...

Um estudo publicado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em fevereiro de 2021, com dados referentes a 2020, revelou que o país alimentou cerca de 778 milhões de pessoas no ano: 221 milhões de brasileiros e 566 milhões de outros países.

Esse mapeamento considerou a produção de grãos, oleaginosas e alimentos básicos de maior circulação, e levou em conta não somente a quantidade de alimentos exportados pelo Brasil; mas também o valor deles – o que gerou um resultado mais complexo.

Outros dados, também levantados pela entidade, usam pesquisas que consideram somente a quantidade de alimentos comercializados.

Segundo o International Grains Council, por exemplo, o país foi responsável por alimentar cerca de 637 milhões de pessoas ao redor do mundo em 2020. A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), por sua vez, estima que foram mais de 628 milhões no período, incluindo os brasileiros.

Nenhum desses números se aproxima do citado pelo Presidente, que exagerou na afirmação.
Segundo dados da organização, em 2021, o país alcançou o primeiro lugar na produção de soja, com 126 milhões de toneladas.

Em 2020, segundo as informações mais recentes, o rebanho bovino brasileiro foi o maior do mundo. Porém, se adicionados aves e suínos à conta, o país passa a ocupar a terceira posição no mercado internacional, atrás da China e dos Estados Unidos.

A posição de maior produtor de alimentos do mundo é ocupada pela China, segundo a FAO.
O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos do planeta, ainda de acordo com a entidade. No caso de culturas agrícolas (cereais, açúcar, vegetais, frutas, raízes e tubérculos e outros), o país fica atrás de China e Índia. Já em relação às carnes (suínos, frango e gado), mais uma vez a China e os Estados Unidos estão à frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário