Depois de muitas indagações da mídia regional, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) deu informações sobre o andamento das obras da rodovia BA-649, que ligará *Itabuna* ao distrito ilheense de *Banco da Vitória*. Ela dá como previsão de término da primeira etapa o primeiro semestre deste ano.
A implantação do asfalto de 18 km está 90% concluída,
mas as pontes e o viaduto ainda levarão um tempo para ser concluídos. A ponte 1
está 81% pronta, a 2 apenas 66% e o viaduto é o mais atrasado, com 27% de
execução. As pontes 2 e 3 ainda sequer começaram sua construção.
A Seinfra cita a duplicação de 2,3 km do acesso a
Itabuna, 37% pronta, "na BA-693", mas esta rodovia fica perto de
Lajedão e Nanuque, bem longe do sul da Bahia. Cita de novo a estrada ao dizer
que o trecho de 5,1 km do entroncamento dela até o acesso a Itabuna está com
15% de executada. E prevê terminar este trecho até maio.
No caso das pontes 2 e 3, a ordem de serviço nem foi
assinada ainda. O vencedor da licitação foi o Consórcio SVC e Concreta. O
atraso acontece porque a empresa que tinha vencido a primeira concorrência
ficou inadimplente. Por isso, diz a Seinfra, a liberação do tráfego depois da
primeira etapa ainda está em fase de estudo.
A Seinfra também deu explicações sobre as obras
paralisadas em Ilhéus desde a campanha eleitoral. A obra da BA-001, na zona
sul, de 3,5 km, já foi homologada e a ordem de serviço será assinada "em
breve". A dos 2,8 km de asfalto na zona norte, na BA-262, deve ser
concluída em maio.
Ela reiterou que a ideia do estado é tornar a BA-649 mão única de Itabuna para Banco da Vitória, onde o motorista terá que passar para a BA-415, que será mão dupla dali até Ilhéus e mão única do distrito para Itabuna. A decisão ignora a terceira faixa implantada em quase toda a 415 e o prejuízo para moradores ao longo da rodovia. (A Região).
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