A Deputada Soane Galvão (PSB) na Presidência da Comissão dos Direitos da Mulher da ALBA promoveu, nesta quinta-feira (19), a audiência pública “Maternidades Reais”, uma ação que faz parte da Semana Helena de Sensibilização às Perdas Gestacional, Neonatal e Infantil.
Autoridades de órgãos públicos, profissionais da área de saúde, grupos de mães, ativistas da causa, jovens do Colégio Estadual Vila Canária e lideranças comunitárias participaram da reunião para debater um tema impactante na vida de mulheres que sofrem com a perda precoce de seus filhos.
Na abertura dos trabalhos, a presidente do colegiado, deputada Soane Galvão, afirmou que “este é um momento de conscientização da sociedade sobre a questão é de coletar informações para desenvolver políticas públicas em favor das gestantes, garantindo os direitos das famílias”.
Há estatísticas no país, que apontam um número elevado de óbitos infantis e fetais, englobando bebês na faixa de 20 semanas a cinco anos. E uma pesquisa da Unicef, informando que 40% dos natimortos ocorrem durante o trabalho de parto. Para reduzir este índice alto, há de se defender uma preparação adequada dos profissionais de saúde, bem como um melhor cuidado obstétrico de emergência.
A iniciativa foi da deputada Neusa Cadore (PT), autora da Lei 14.558/2023, que institui a agenda no calendário baiano e presta homenagem à filha falecida da servidora pública Flávia Carvalho, idealizadora da proposta e ativista da causa. Cadore comemorou o primeiro ano da Semana Helena e revelou que o evento tem também a finalidade de “desromantizar a maternidade, um processo que apresenta, sob diversos aspectos, grandes desafios para a mulher”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário