Câmara Itabuna

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Bocão 64

terça-feira, 29 de agosto de 2023

O ALTER EGO REQUER QUE NOS CONVENÇAMOS NO ENGODO

Todos nós temos um alter ego. E o escondemos atrás de uma máscara. Ele pode ser doce ou amargo; lhe fazer rir ou lhe fazer chorar... ser amoroso ou maldoso.

Nós mentimos para nós mesmas para proteger a nossa autoimagem, o que nos permite agir de forma imoral, mantendo a consciência limpa. Segundo as últimas pesquisas, enganar a si próprio pode ter evoluído para nos ajudar a convencer os outros. Afinal, se começarmos a acreditar nas nossas próprias mentiras, fica muito mais fácil fazer com que outras pessoas também acreditem.

Compreendendo as diferentes razões que fazem com que as pessoas enganem a si mesmas, podemos tentar identificar quando isso está influenciando nossas decisões e evitar que essas ilusões nos desorientem.

Enganar a si mesma para melhorar a autoimagem vem sendo observado em muitos contextos. Enganar a si próprio é uma forma de proteger o senso de moralidade. Significa que podemos continuar nos considerando uma boa pessoa, mesmo se nossas ações indicarem o contrário. O fato é que quando enganamos a nós mesmos, ficamos mais confiantes no que estamos dizendo, o que nos torna mais convincentes.

Se você estiver tentando vender um produto duvidoso, por exemplo, o defenderá melhor se realmente acreditar que é uma barganha de alta qualidade — mesmo se as evidências indicarem o contrário. A necessidade de defender um ponto de vista nos faz pensar que somos mais inteligentes do que somos na realidade.

O nosso cérebro pode nos levar a acreditar em coisas que não são verdadeiras. Enganar a nós mesmas nos permite inflar nossa opinião sobre nossas próprias capacidades, de forma que acreditemos que somos mais inteligentes do que todos à nossa volta. Isso significa que nós desprezamos as repercussões das nossas ações para outras pessoas, de forma que acreditamos estar geralmente agindo de acordo com a moral.

E, ao nos enganarmos sobre a veracidade das nossas crenças, demonstramos maior convicção nas nossas opiniões — o que, por sua vez, nos ajuda a convencer os demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário