Câmara Itabuna

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Bocão 64

segunda-feira, 20 de março de 2023

PESSOAS SEM ESTEREÓTIPOS SIGNIFICAM AVANÇO NAS RELAÇÕES HUMANAS

A mulher empoderada tem jeito de menina, estilo de princesa, sonhos de mulher, vive como rainha e luta feito guerreira!

O processo de socialização de gênero não apenas diferencia mulheres de homens como atribui mais valor às características masculinas do que às características femininas. E isso faz com que a gente tenha o lugar da mulher como um lugar subalternizado na sociedade.

Antigamente, as diferenças entre mulheres e homens eram explicadas pela questão anatomofisiológica. Um exemplo atual, são as vagas oferecidas no mercado de trabalho. Muitas vezes os anúncios de vagas são assim: ‘temos vagas para 10 meninos. Mas, por que a empresa solicita 10 meninos, jovens, rapazes? Porque a vaga é pra uma função de organizar e arrumar caixas no supermercado.

Então é preciso questionar. A vaga de repositor não é uma vaga pra homens, é uma vaga pra pessoas fortes. Mas, como  entende-se, em geral, que o homem é que é forte, então a empresa delimita as vagas para homens. Uma empresa de manipulação de cosméticos oferece vagas para mulheres. E segue a mesma lógica: como o profissional vai lidar com maquiagem, coisas de estética, então, logicamente, teria de ser uma mulher. Não, não pode ser assim. A empresa precisa de uma pessoa que lide e entenda de cosméticos. Então, vejam como ainda hoje a gente tem essa tendência de seguir um padrão de distinção meramente sexual.

O conceito de gênero vem auxiliar meninos e meninas a entenderem que o gênero não pode ser um fator de distinção. O que meninos e meninas sabem, ou deixam de saber, tem pouco a ver com o corpo. Essas noções estão muito mais permeadas com práticas sociais reproduzidas por milênios. A socialização de gênero envolve a sociedade inteira, em todos os momentos da vida das meninas e mulheres.

Os processos de violência contra meninas e mulheres se baseiam nesses estereótipos de gênero. Por exemplo, o trabalho infantil doméstico é um trabalho de meninas. Por que  é um trabalho de meninas? Porque a gente acredita que cuidar da casa e das pessoas é coisa de mulher. Todas as coisas são pra todas as pessoas. Faz-se necessário despertar potenciais, permitindo que as meninas se desenvolvam e entendam que elas podem buscar ser quem são plenamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário