Câmara Itabuna

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Bocão 64

terça-feira, 21 de março de 2023

NAMORADOS VIOLENTOS, SERÃO MARIDOS MAIS VIOLENTOS

O homem que não sabe controlar-se a si mesmo torna-se absurdo quando quer controlar os outros.

Com os índices de violência contra a mulher, em suas mais variadas tipificações, maximizando-se assustadoramente, torna-se crescente os estudos que objetivam compreender os aspectos que envolvem a permanência de mulheres em relacionamentos abusivos.

A literatura tem indicado diversos fatores que contribuem para a permanência de mulheres em relacionamentos abusivos, tais como: dependência financeira, dependência psicológica, medo de morrer, esperança de mudança do companheiro, sentimentos de desvalorização, inferioridade e culpa, entre outros.

Muitas teorias tem sido desenvolvidas com o objetivo de explicar os fatores que influenciam a decisão de mulheres, em situação de violência, a permanecerem ou afastarem-se de um relacionamento abusivo. O rompimento de uma relação violenta pode durar anos, considerando que muitas mulheres podem continuar com seus companheiros, porque sofrem ameaças, à espera pela mudança do comportamento do companheiro, à vergonha de assumir o fracasso do relacionamento, ou à dependência emocional.

O fato é que o primeiro tapa, empurrão, grito, xingamento e desrespeito, é o que basta como sinal de que a relação já ultrapassou seu prazo de validade. Prosseguir é se expor à vulnerabilidade de ocorrências muito mais brutais e possíveis de desfecho de feminicídio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário