Câmara Itabuna

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

ANSIEDADE: sintomas podem durar uma vida inteira; veja dicas para controlar


Aflição, angústia e sentimento de perturbação causados por incerteza e contexto de perigo são condições associadas à ansiedade - um desconforto que, a depender do grau e intensidade, pode nos beneficiar e também nos prejudicar.

"A ansiedade é uma função mental útil a todos nós. Mas existem algumas situações em que a ansiedade vai crescendo e começa a prejudicar o indivíduo. A ansiedade começa a trazer um prejuízo àquela situação", explica o médico psiquiatra Antonio Egídio Nardi, em vídeo do Canal da Psiquiatria, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

Ao falar sobre ansiedade, Antonio Egídio Nardi destaca como se trata de uma sensação comum do ser humano e, inclusive, define esse desconforto como "uma função mental útil a todos nós". Afinal, a ansiedade é fundamental para nos ajudar a evitar situações de riscos e resolver possíveis problemas.
Ou seja, é natural ter alguns sintomas físicos quando estamos muito preocupados, como perda de sono, aumento ou diminuição no apetite e palpitações, entre outros. Mas os sintomas vão embora quando a preocupação e a ansiedade acabam.

"Quando ficamos ansiosos e preocupados, tomamos medidas para evitar um problema ou qualquer situação que nos preocupa capaz de gerar alguma ameaça. Assim, quando uma pessoa fica preocupada diante de algo, ela toma medidas para evitar alguma situação que poderá prejudicá-la." 

O psiquiatra destaca que, enquanto preocupada, a pessoa pode dormir mal, ter vários sintomas físicos e psíquicos. O apetite também pode diminuir ou aumentar, podem aparecer problemas gastrointestinais, além de uma má sensação física e psíquica. Entretanto, quando o problema é resolvido, a ansiedade desaparece imediatamente. 

"Mas, quando o indivíduo fica tão ansioso com a situação, a ponto de não conseguir se controlar, passando muito mal com sintomas físicos e psíquicos, isso traz um prejuízo enorme. Ele não tem um bom desempenho. A ansiedade passa a ser patológica (doença). Além da intensidade dos sintomas, a ansiedade passa a ser crônica; pode durar muito tempo e, às vezes, uma vida inteira", alerta Antonio Egídio Nardi. 

A explicação do psiquiatra remete a um transtorno de ansiedade generalizado, conhecido pela sigla TAG no meio médico. "Também pode ocorrer o transtorno do pânico, caracterizado por crises de ansiedade que geram fobias, limitações à vida."

Ele acrescenta que isso é diferente da ansiedade adaptativa, aquela que é boa porque nos ajuda a evitar problemas. 

"Mas a ansiedade patológica nos prejudica. É importante procurar tratamento, que nos ajuda a vencer o mal que nos aflige", orienta o médico psiquiatra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário