Câmara Itabuna

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Bocão 64

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

PRECISAMOS DE MAIS MULHERES NA POLÍTICA

Mulheres poderosas são assim: carregam a força das que vieram antes e inspiram as que virão depois

A inserção das mulheres no mercado de trabalho é uma conquista, mas que engatinha no quesito direitos iguais. No quadro político também não é muito diferente: a Câmara Municipal de Itabuna é integrada por 21 parlamentares e apenas uma é mulher.

Isso mostra uma realidade ainda pouco representativa para o gênero e uma necessidade latente por mais participação. Muitas conquistas foram obtidas pelas mulheres ao longo dos anos, dentre elas o direito ao voto e a maior participação na sociedade. No entanto, quando se trata de questões políticas, a mulher ainda é muito subjugada pela sociedade.

O fato é que o número de mulheres na população e as suas representações nos poderes legislativo e executivo são muito baixos, o que é um reflexo negativo para a sociedade - prova disso são as políticas públicas feitas por homens e que privilegiam os homens.

O fato é quando uma mulher é eleita, as chances de que haja corrupção em seu governo são bem menores se comparadas aos homens; quando as mulheres possuem maior representatividade política, mais recursos são investidos em saúde e educação, dois dos pilares centrais de um mandato preocupado com o seu povo. 

Com a liderança feminina na política, as mulheres se tornam mais engajadas na discussão cívica; as minorias são mais propensas a denunciarem os crimes cometidos contra elas e o nível educacional das adolescentes, bem como as suas aspirações de carreira, aumenta. Ou seja, constrói-se um campo fértil para a maior igualdade de gênero.

É essencial a atuação dos próprios governos em prol de uma campanha mais participativa das mulheres, mas também uma conscientização dos próprios eleitores e partidos do impacto positivo dessa igualdade de representação na política.

Em 2010, o TSE reformulou a lei e tornou obrigatória 30% de participação das mulheres na política como candidatas, sendo uma cota mínima exigida. No entanto, os partidos ainda têm dificuldades em atrair as mulheres para seus cargos. 

É preciso que as instituições olhem e apoiem mais as mulheres na política, afinal, elas precisam representar a maioria de eleitores do Município. Mas não só isso: a presença feminina nesse campo traz benefícios para toda a população, além de trazer maior igualdade de gênero, algo essencial na sociedade em que vivemos.

E então, gostou do nosso artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais! Quem sabe mais mulheres não se sentem motivadas a participar da vida política ou até mesmo os outros grupos se conscientizem sobre a importância do papel desempenhado por elas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário