Câmara Itabuna

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Bocão 64

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

MAIORIA DOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER OCORRE DENTRO DE CASA

Ser contra a violência é usar sua voz para denunciá-la e sua posição para ser resistência!

O números de casos de violência doméstica cresce a cada dia e as mulheres estão cada dia mais vulneráveis aos comportamentos agressivos e machistas da sociedade. A Polícia Civil tem sempre propagado na imprensa, orientações sobre como identificar esse tipo de violência e também as formas de denunciá-las.

Essa ação é importante porque muitas vítimas não conseguem ter uma rede de apoio dentro da própria família e, muitas vezes, não sabem identificar quando sofrem violência física, psicológica ou até mesmo financeira. 

A maioria dos casos ocorre no interior da residência das vítimas, onde a polícia não consegue ter acesso. Recentemente foi divulgado um relatório do Fórum Nacional de Segurança Pública, e de acordo com os dados contidos, 54% dos crimes de violência ocorrem no interior da residência.

Então, aquele local que deveria ser de acolhimento, afeto e segurança, termina sendo o local onde ocorre a maior incidência desse tipo de crime e é um local onde a polícia não toma conhecimento, daí a importância da polícia atuar na forma preventiva, como no caso do chamamento da polícia civil para a população colaborar com relação ao alto índice de casos de violência contra a mulher.

É necessário que haja o máximo possível de ações e politicas públicas, para orientar as vítimas com relação a identificação de relacionamentos abusivos e para que elas busquem ajuda e saibam denunciar; com telefones e passo a passo para se registrar a denúncia, para que a mulher efetue o registro do Boletim de Ocorrência, para que a polícia possa tomar todas as providências com relação a instauração de inquérito policial e a posterior responsabilização penal do agressor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário