Câmara Itabuna

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

quinta-feira, 15 de junho de 2023

COLEGIADO DOS DIREITOS DA MULHER CELEBRA OS 40 ANOS DO NEIM

Reunião foi coordenada pela deputada Soane Galvão (PSB)

A Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa celebrou, em audiência pública realizada na quarta-feira (14), os 40 anos do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, um órgão suplementar da Universidade Federal da Bahia que é o mais antigo núcleo de estudos feministas do Brasil. Parlamentares da bancada feminina na Casa participaram da reunião, ressaltando a atuação marcante do Neim nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, sempre procurando promover a consciência crítica com relação às questões de gênero.

“É de grande relevância a gente trazer para a ALBA representantes deste núcleo, composto de professoras, pesquisadoras e coordenadoras, gente que há tanto tempo luta por novas conquistas para as mulheres”, declarou a deputada Soane Galvão (PSB). A presidente do colegiado parabenizou a direção do Neim pela comemoração de quatro décadas de atividades. “Sentimos orgulho de celebrar o trabalho de pessoas que contribuem todos os dias para os avanços das pautas das mulheres, seja na promoção de cursos e debates, bem como na publicação e discussão de pesquisas que tenham como tema o universo da luta feminina”, afirmou a socialista.

Após a exibição de um vídeo sobre a trajetória do núcleo, com depoimentos de antigas diretoras, a deputada Cláudia Oliveira (PSD) lembrou que era preciso agradecer a participação das pioneiras do projeto, mulheres que colaboraram para o sucesso e crescimento do núcleo durante todos esses anos. A parlamentar saudou as atuais representantes do Neim, assegurando que elas podem contar com a bancada feminina." Sintam-se em casa e voltem mais vezes. Estamos aqui para ouvir as suas experiências", destacou.

A deputada Neusa Cadore (PT) salientou a importância do núcleo, que foi criado em 1983, vinculado ao mestrado em Ciências Sociais da Ufba, passou a ser órgão suplementar em 1995 e em 2009 conseguiu a criação do curso de Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade. Atualmente, explica a petista, o Neim dispõe de uma equipe de 25 pessoas, incluindo professoras, pesquisadoras associadas, bolsistas, estagiários e pessoal técnico-administrativo. “Vamos continuar na luta por um mundo em que sejamos socialmente iguais e totalmente livres. É isso que nos move, é muito bom celebrar que a luta está viva, tendo gente muito forte, como essa gente do Neim, que trabalha para acrescentar, para fazer a diferença”, pontuou a deputada.

A professora e doutora Izaura Cruz, coordenadora do Neim, disse que o órgão surgiu durante o processo de redemocratização do país com as lutas dos movimentos feministas e seguiu construindo uma trajetória que aliou tanto a produção acadêmica quanto a militância política. Ela falou com orgulho sobre o curso de Pós-Graduação em Gênero e Feminismo, demonstrando muita satisfação ainda pelo papel de formação de lideranças. “Temos muitas pessoas, formadas pelo nosso núcleo, que estão atuando em órgãos públicos e nas políticas de direitos para as mulheres. Essa audiência aqui na Assembleia é o reconhecimento de nossa  trajetória, uma parceria que já vem de muitos anos e que certamente vai avançar mais”, agradeceu a coordenadora. 

Márcia Macedo é vice-coordenadora do PPG Neim, o Programa de Pós-Graduação de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, que existe há 17 anos. O programa formou 147 mestres e mestras e 65 doutores e doutoras nesta área, com alunos do Brasil, África e América Latina.A professora recebeu com muita alegria esta homenagem do Parlamento baiano e esclareceu que o Neim não está só nos muros da Universidade. “Já rodamos essa Bahia inteira, sempre trabalhando com a ideia da ‘práxis feministas’. Não faz sentido produzir teoria se ela não estiver a serviço da transformação da sociedade”, completou.

Silvia Ferreira, vice-coordenadora do Neim, considerou ser uma sorte comemorar 40 anos em um cenário completamente diferente do ano anterior, quando havia um governo que não valorizava, sob diversos aspectos, a luta das mulheres. " Elegemos um presidente e um governador que revelam compromissos com as causas das mulheres. Está tudo casado, tudo equilibrado para que as mudanças sejam realizadas", garantiu a professora e também doutora.

A deputada Fabíola Mansur (PSB), que já protocolou na Assembleia Legislativa uma moção de aplausos pelos 40 anos do Neim, afirmou que a evolução desse trabalho tem o reconhecimento em diversos países, sendo uma conquista pela competência, eficiência, responsabilidade e compromisso social. “Precisamos criar núcleos fazendo com que os agentes políticos, sobretudo as mulheres que assumem mandatos, saibam quais pautas elas têm de compromisso com a mulher. Vamos propor uma parceria da Assembleia com o Neim, através de um curso de formação, para que possamos enfrentar o machismo presente aqui”, defendeu a socialista.

A última oradora da audiência foi a deputada Maria del Carmen (PT). A presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, entende ser possível a realização de um convênio acadêmico nesse sentido com a Escola do Legislativo e parabenizou a direção do Neim pela luta em favor da conscientização das mulheres desde o início da década de 80. Ao concluir a reunião, a deputada Soane Galvão e demais parlamentares fizeram a entrega de uma placa comemorativa e cortaram o bolo em comemoração aos 40 anos do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher. Por ASCOM-ALBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário