Câmara Itabuna

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Câmara de Ilhéus - Acompanha sessões remotas

Bocão 64

segunda-feira, 3 de abril de 2023

É PRECISO 100% DE TOLERÂNCIA, PARA VIVER MELHOR

Empatia é um das grandes virtudes da vida, para ensinar aos homens: humildade, tolerância, sabedoria e magnanimidade

O nosso organismo sofre com a impaciência, com o nervosismo. A adrenalina que é jogada na circulação além da conta, causa taquicardia (batimentos cardíacos acelerados), boca seca, suores frios, irritabilidade. E os casos de gastrite, ulceras, depressão, vão evoluindo num crescendo assustador. É a vida moderna, cheia de estresses, de lutas pela sobrevivência. É preciso ter paciência para enfrentar os problemas que vão se sucedendo. Só assim podemos caminhar melhor.

Mais do que nunca os tempos atuais exigem de cada um de nós muita paciência para enfrentarmos os problemas da vida diária. Paciência no trânsito quando estamos apressados e nosso carro não consegue avançar, paciência dos pais com os filhos adolescentes e rebeldes que não querem ouvir conselhos, paciência quando a doença nos agride e custa a ir embora, paciência do funcionário público esperando um aumento que não chega, paciência para conviver com os impacientes.

Assim é a vida, um verdadeiro aprendizado de paciência. A paciência é uma das virtudes necessárias e até indispensáveis no relacionamento com os outros e também consigo mesmo. Já houve quem dissesse que a paciência é a mais heróica das virtudes. Nem todos a possuem, somente aqueles que conseguem vencer a si mesmo. Eu definiria a paciência como uma capacidade de sofrer e de esperar. De saber o momento certo para dizer, para ouvir, para interferir, para julgar, para decidir.

Mas também é a arte da esperança, de pensar de modo mais confiante, sabendo que “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, que cada coisa tem o seu tempo. Nossa vida é um constante desafio à paciência e só devagar, conquistando cada minuto, é que vamos conseguindo vitórias.

Ao longo do tempo é que os casais vão se entendendo, o estudante com esforço consegue o seu diploma, o músico vai aperfeiçoando o estudo completo de uma sonata. Tudo exigindo paciência e tempo. Até a natureza é assim. Foram milhões de anos que a natureza pacientemente trabalhou para conseguir ser o que é hoje a Cachoeira da Pancada Grande em Ituberá e as gigantscas cavernas na Chapada Diamantina.

A paciência consigo mesmo é a capacidade de esperar e de resistir, de suportar contrariedades, de levantar-se após a queda. Já a paciência para com o outro requer compreensão, espírito de ajuda, desejo de colaborar. Como é que podemos ter paciência nestes dias de total insegurança, num mundo que se apresenta cheio de incerteza, de pessoas buscando o rápido e não o sensato.

Todas as manhãs as estrelas se apagam para dar lugar ao sol e todas as tardes o sol se põe para que as estrelas possam viver. Fazem isso há milhões de anos e nós ainda não aprendemos a lição. Desejo a você, meu caríssimo leitor, paz, amor, saúde, felicidade e progressos na vida. Portanto, tenha toda paciência no seu dia-a-dia para ser feliz e procure caminhar pela vida por caminhos cheios de estrelas e muita luz, ao lado do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário